22 de mar de 2013

Resenha: O Lado Bom da Vida, Matthew Quick

Nome original: Silver Linings Playbook
Data de Lançamento: Setembro de 2008
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Número de páginas: 256
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

A maioria das pessoas perdeu a habilidade de ver o lado bom das coisas, embora a luz por trás das nuvens seja uma prova de que ela existe.

Esperançoso. Essa é a palavra que descreve Pat Peoples do começo ao fim do livro. Embora ele tenha passado os últimos meses em uma clínica psiquiátrica e não se lembra de como foi parar lá e das coisas que aconteceram nos últimos anos, Pat está determinado a reconquistar sua esposa, cuja, segundo o protagonista, preferiu passar um "tempo separada" dele para organizar melhor os sentimentos. 
Logo quando consegue sair da clínica, graças a sua mãe, Pat segue uma rotina vigorosa de exercícios físicos para se manter em forma para o dia do reencontro. Voltar para casa é ótimo, porém o pai de Pat mal lhe deu boas vindas. Passa a maior parte do tempo trancado no escritório e seu humor depende das vitórias do time Eagles.
Graças ao futebol, Pat tem um relacionamento muito bom com seu irmão, que o leva para os jogos e comemorações. Durante esse tempo fora da clínica, Pat promete a si mesmo ser uma pessoa boa ao invés de ter razão.
Ao ser convidado à um jantar por um amigo da família, conhece a viúva Tiffany, irmã da esposa de seu amigo. A mulher, um pouco mais velha que ele, é fria e anti-social, e o aborda quando ele está voltando para casa, e eles acabam abraçados e chorando, por causa das suas vidas desgraçadas.
Depois disso, Tiffany começa a seguir Pat em suas corridas. Ela sabe exatamente o horário que ele corre e sempre está atrás. Assustado, Pat recorre ao seu terapeuta, que diz que ela talvez gostasse dele. Irritado, Pat sempre diz que é casado e que vai reencontrar a esposa.
Porém, depois de muitas corridas e jantares desafortunados, Pat encontra em Tiffany sua única esperança de reatar com a esposa, Nikki. E tudo o que precisa fazer é participar de um concurso de dança com Tiffany (e praticar a coreografia praticamente o dia inteiro).
Uma história emocionante de um personagem emocionante. Apesar de ter mais de 30 anos, a mente de Pat funciona de modo inocente e simples. A narrativa em primeira pessoa torna a história gostosa e rápida.
GRANDES diferenças entre filme e livro, principalmente o final da história. Talvez eu faça um post especial comparando os dois. Mas Jennifer fez um ÓTIMO trabalho como a viúva e Bradley também foi perfeito. 

Por: Mariane

4 comentários:

  1. Oi Mariane, esse livro é lindo né?
    Me apaixonei por cada página!
    Parabéns pela resenha, gostei muito, você escreve bem!
    Beijão

    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou completamente louca pra ler o livro e ver o filme, geeeente, alguém me da de presente? kkkkkkk
    Adorei sua resenha florzitas.
    Ah, desculpe pelo breve sumiço, andava bem ocupada.

    Beijão parceiras!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é realmente MUITO perfeito, Sarah!!
    Muitoooo obrigada!! Isso significa muito pra mim.
    Beijos, venha sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Li o livro em pdf mesmo, também tava querendo o livro haha
    O filme é simplesmente perfeito, mas com muitas modificações.
    Obrigada!!!! Estava notando mesmo um sumiço... haha
    Bjs!!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs