15 de mai. de 2013

Lendo 'Os Miseráveis': Parte 5


Continuando a nossa resenha da obra de Victor Hugo!
Só queria avisar vocês que eu já estou quase acabando a obra completa. Estou no último volume, faltam mais ou menos umas 150 páginas (comparado com o total de 1280 página, é bem pouco). Mas, vamos prosseguir desde onde paramos, certo?

Se você ainda não leu as primeiras partes, aqui estão:


As revoluções saem não de um acidente, e sim de uma necessidade.

O avô de Marius, após descobrir a posição política do rapaz, o põe para fora de casa. É nessa parte da história que nos é apresentado os "Amigos do ABC", um grupo de inteligentes estudantes que se reúnem em cafés e praças para discutir assuntos políticos e direitos do homem. Conhecemos os membros notáveis do grupo, como o chefe Enjolras, Combferre e Conferyac.

É construída a barricada que será o palco central da história no próximo volume.


Marius, que até então estava na pobreza, consegue um emprego qualificado e ganha boas quantias para viver a vida. Passam-se três anos desde que o menino saíra da casa de seu avô e Marius se torna um moço inteligente, atraente e quase rico. É nessa época, ao passear pelos Jardins de Luxemburgo, que avista um velho e uma bela jovem, cuja depois de algumas semanas, se apaixona perdidamente. Depois de algumas páginas de descrição, o leitor já tem alguma noção óbvia sobre a verdadeira identidade do velho e da jovem, a qual provavelmente é sua filha.


Marius se apaixona perdidamente por uma moça (todos já devem saber quem é)
nos Jardins de Luxemburgo.

Marius descobre que o velho e a jovem se mudaram e nunca mais os avistou em lugar algum, até que acontecimentos envolvendo seus vizinhos pobres, até então desconhecidos, Jondrette, sua mulher e duas filhas têm um papel importante na história, principalmente a filha mais velha, cuja ficou um tanto encantada por Marius quando foi lhe pedir dinheiro.


A pobre Eponine se sente atraída por Marius, que nunca realmente a notou,
até precisar de sua ajuda.

Marius acaba presenciando um crime contra o pai da sua amada e finalmente avista Thenardier, o salvador de seu pai na Batalha de Waterloo que ele a tanto procurou para retribuir o favor. O problema é que ele não é exatamente o que Marius pensou que ele seria...
O Volume 3 acaba com um garotinho de rua, provavelmente Gavroche, descobrindo que sua família foi parar na cadeia.

Se você acha que aconteceram muitas coisas nesse período ainda não viu nada! O próximo volume é concentrado nas barricadas das ruas de Paris, na revolução e no grupo liderado por Enjolras. O destino de absolutamente todos os personagens será mudado com toda essa revolta.

Por: Mariane

2 comentários:

  1. Essa é uma das obras que estão na minha lista de leituras para ainda esse ano!

    Vou dar uma olhada nas outras partes da resenha! <3

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís!
    Leia, tenho certeza que você vai adorar. Uma verdadeira obra-prima.
    Dá uma lida nas outras partes sim, dá pra ter uma visão bem ampla da história.
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs