4 de mar. de 2013

Especial: As páginas mais legais sobre livros e leitores no Facebook


Oi, gente! Eu acredito que grande parte de vocês tenham Facebook, certo? E me arrisco a dizer que, todos vocês, ou pelo menos grande parte, tem entre as páginas curtidas aquelas que falam de livros, leitores, personagens e citações – eu mesma tenho várias, e as adoro! É sempre legal encontrar pessoas que compartilham uma opinião ou uma sensação com a gente, seja a respeito dos nossos livros favoritos ou mesmo daqueles que foram um pouco negligenciados e que nós não gostamos, por algum motivo.

Agora, com a era digital, esse encontro entre leitores do mesmo gosto, e de gostos diferentes, é muito mais fácil e rápido, tornando a nossa cultura de ler a maior beneficiada neste câmbio. A troca de informações a respeito dos livros, as críticas, as sugestões, os pequenos surtos, enfim, é uma forma divertida de interagir e trocar idéias. De fazer outras pessoas se apaixonarem por um livro ou um personagem tanto quanto você. De incitar a leitura, propagando assim ainda mais a paixão por esse hobby.

É basicamente isso que as páginas sobre leitores e livros fazem no Facebook. Com algumas, você simplesmente se identifica e pronto. Você ri e pronto. Você chora e pronto. Você discute algo e pronto. Ou tudo isso junto e misturado. Vamos conferir? Na lista abaixo contém a relação de algumas páginas que eu e a Mari“curtimos” e adoramos. Confira!


Quem não conhece? Uma das páginas mais famosas sobre o assunto, com 74 mil likes, o Leitora da Depressão conta fatos engraçados e geralmente “depressivos” da vida de um leitor. As imagens com esses fatos são publicados através de um meme, e a página aceita sugestões de seus seguidores! Corre lá para compartilhar os fatos depressivos de nossas vidas, e você vai acabar descobrindo que você não é o único a se sentir assim.


Essa página eu conheci há pouco tempo, mas ela também faz um sucesso danado com 28 mil likes! E pudera: a página publica imagens com o título “O livro é legal, mas” e uma curiosidade, fato, frase, ou aspecto marcante de um livro sem citar o nome dele. A única referência ao livro é uma foto da capa ao centro, geralmente incompleta, em forma de círculo. As imagens são super bem feitas, e não há como não se identificar. Quando há spoiler, eles são devidamente marcados no post. A página também recebe sugestões para suas postagens!


O Leitores Anônimos é uma página relativamente nova. E posta todas as coisas relacionadas a livros e nossas vidas de leitores, onde muitas dessas coisas me provocam reflexões. A interação entre os moderadores é bem legal. Vez ou outra, eles postam notícias, e eu adoro os desenhos que compartilham! Apesar de ser uma “novinha”, o Leitores Anônimos me entende muito bem - porque, apesar de ser uma leitora nada anônima, eu sou muito viciada! 


Depois da page Indiretas do Bem, eis que surge uma páginas das indiretinhas mais amadas da Internet a respeito de LIVROS! A chamada Indiretas Literárias contém quotezinhos, fatos, curiosidades, entre outros aspectos de um livro numa imagem muito bem feita, com fontes e planos de fundo fofíssimos. Nela é feita a referência a qual livro foi retirado tal inspiração para a postagem, e se caso ela tenha sido sugestão de algum leitor, os devidos créditos também são atribuídos. Lindo demais, gente!

É claro que existem outras dezenas de páginas maravilhosas por lá. Esse foi apenas um apanhado geral do que eu e a Mari conhecemos enquanto leitoras e usuárias de Facebook. Citei apenas algumas páginas que mais se referem aos livros, e a aspectos de nossa vida de leitores, mas existem também aquelas páginas dos blogs literários. Se vocês quiserem, podemos também fazer uma relação dessas páginas, o que vocês acham?! Deixem um comentário opinando a respeito disso!

Uma das coisas mais legais dessas fan pages é que as coisas são democráticas. Portanto, todos os livros têm seu espaço reservado lá, se assim os leitores sugerirem e desejarem. O respeito é crucial, certo?

Ah, e é claro, me digam se gostaram das indicações, e se por acaso vocês tem mais alguma coisinha que vale a pena conhecer para me sugerir!

Um beijo,

Lari.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-nos!

 - Dicas para blogs