24 de jan. de 2015

Resenha: Os 13 Porquês, Jay Asher

Editora: Ática
Número de páginas: 256
Data de lançamento: Setembro de 2007

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Hanna está morta. Mas ela tem algo a dizer.

Logo que li a sinopse do livro, a história me chamou a atenção pelo tema: suicídio. Havia tempos que eu não lia algo do gênero, e essa narrativa em particular me chamou a atenção pela sua originalidade.


Hanna estava no último ano do Ensino Médio e decidiu tirar a própria vida. Mas, antes disso, resolve gravar fitas citando 13 razões pelas quais a levou a tomar essa decisão. Há uma lista de pessoas que deve ouvir essa lista e repassar para a próxima pessoa. 13 pessoas, 13 histórias, 13 porquês.


Nosso protagonista é Clay Jensen, e Hanna era sua grande paixão do Colegial. Acabou ficando com ela em uma festa, mas nada além disso. Clay recebeu as fitas. Então, de alguma forma, ele está envolvido na decisão de Hanna de tirar a própria vida.


Acho que o que mais te prende ao livro é a ansiedade para saber o porque o protagonista está na lista, e também como todas as treze histórias se ligam entre si. As histórias de Hanna são envolventes, e fazem você se sentir em sua pele. Triste em todos os sentidos. Parece que as coisas nunca irão melhorar para ela.


No começo você pode se sentir um pouco confuso com a forma de narrativa, pois Clay ouve as fitas enquanto realiza outras atividades, e muitas vezes ele interrompe a história de Hanna com comentários. Isso me incomodou um pouco no começo, mas depois vi que era necessário a forma de duas narrativas paralelas.


'Os 13 Porquês' é fantástico e faz você abrir os olhos para o mundo e enxergar a pessoa que está bem ao seu lado.


Por: Mariane

2 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por esse livro, acho que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida!! Pois realmente nos faz abrir os olhos!!
    Amei a resenha^^

    Estou seguindo teu blog já^^
    http://wwwleituraromantica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É mesmo um livro fantástico!
    Obrigada, já estou seguindo o seu também!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs