4 de mar. de 2018

Lendo "O Silmarillion" de J.R.R. Tolkien: Parte 1



          A leitura de "O Silmarillion" é considerada indispensável aos amantes do universo criado por Tolkien. Com isso em mente, resolvi me juntar ao projeto criado pelo blog Tolkien Brasil, que está realizando uma leitura conjunta da obra desde o começo do ano. Caso você tenha interesse em participar, ainda dá tempo! Achei a distribuição de capítulos muito prática, se tratando de um livro tão complexo e foi bem fácil cumprir as metas.

           Engana-se quem pensa que a narrativa se assemelha em algo com a trilogia do Senhor dos Anéis. Como eu disse anteriormente, é uma leitura que exige um pouco mais de atenção e um ritmo diferente. Eu particularmente não sei se conseguiria ler o livro inteiro de uma vez, sem intercalar com outros livros. Não é um livro longo, mas cansativo pelo excesso de detalhes e falta de uma história mais consistente e personagens mais cativantes.

          O livro se inicia com a criação dos Ainur por Eru, o deus, e atribuição de músicas para serem cantadas, que mais tarde chegam a uma harmonia. Mais tarde, Melkor, um dos Ainur, o grande vilão da história até agora, se rebela e resolve criar sua própria canção, iniciando então uma guerra.

          Mais tarde, os Ainur que desejassem uma forma corpórea a assumiram, surgindo então os Valar. A guerra com Melkor continua, e também há o surgimento dos anões, e mais tarde os elfos.

         É uma leitura muito rica que estou adorando fazer. Apesar de algumas vezes se tornar cansativa, a ponto de várias vezes eu precisar voltar para ler parágrafos que eu havia lido com a cabeça no mundo da Lua, o projeto do Tolkien Brasil facilitou muito e está sendo super proveitoso. Indico que, se você tiver interesse, acompanhe a leitura conjunta.

Até mais!

Por: Mariane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-nos!

 - Dicas para blogs