14 de jun. de 2018

Lendo "E o Vento Levou", de Margaret Michell: Parte 1


CONTÉM SPOILERS DO PRIMEIRO VOLUME DO LIVRO (E DO FILME)
       

              E já era hora de me render a esse clássico imperdível!
          
          Quem já assistiu ao filme sabe que a história da bela e inigualável Scarlett O'Hara, imortalizada pela fantástica Vivien Leigh nos cinemas, é de arrepiar os cabelos. Se engana quem pensa que é apenas mais uma história de amor arrastada por longas quatro horas de longa. Quando esse ano, finalmente fui assistir ao filme, já estava apaixonada pela impiedosa protagonista nos primeiros minutos de cena, e já havia percebido que esse filme estaria longe de ser comum.

              Assisti ao filme antes de ler o livro, e logo nas primeiras páginas já percebi que seria bem semelhante. Mesmo com os mesmos acontecimentos, o livro nos apresenta melhor a personagem e nos presenteia com as tiradas hilárias que passam pelo seu pensamento, nos fazendo amar ainda mais a personagem.

              A guerra também é melhor descrita e a autora reserva algumas páginas para situar melhor o leitor nos acontecimentos. A história se passa durante a chamada Guerra Civil Americana (ou Guerra de Sucessão), durante a década de 1860, uma batalha entre os estados do Sul (Confederação) e os do Norte (União). Na época, os confederados centravam sua economia no plantio de algodão e utilizavam mão de obra escrava, enquanto os estados do Norte baseavam sua economia nas indústria e defendiam a libertação dos escravos. 

             Com o passar das páginas, vemos a transformação de Scarlett. De uma garota mimada cujas únicas preocupações eram bailes, vestidos e sua paixão irremediável por Ashley Wilkes, em uma mulher que tem que fazer de tudo para sobreviver. Essa passagem é marcada por uma das cenas mais emocionantes do cinema, na qual Scarlett, depois de escapar da invasão ianque em Atlanta e retornar ao lar e se deparar com a destruição da fazenda, jura nunca mais sentir fome novamente.





              Em meio a esses acontecimentos, Scarlett conhece o excêntrico e sarcástico Rhett Butler, um homem que se aproveita da guerra para ir bem nos negócios de exportação e não liga nem um pouco para o patriotismo. Mesmo resistindo às suas investidas, Scarlett encontra em seu jeito confiante (e nem um pouco cavalheiresco) de ser o conforto e segurança que tanto precisa.

              Outra novidade que o livro nos trouxe foi o fruto do casamento de Scarlett e Charles. Diferente do filme, Scarlett engravida do marido e dá luz à Wade, que tem pouquíssima importância no decorrer da história. Scarlett mal liga para a criança e é descrita por ela como apenas mais um fardo e boca para alimentar.

              Além do juramento de Scarlett, outro trecho do primeiro volume da história que merece atenção é o assassinato do ianque desertor pelas mãos de Scarlett. Ao perceber que o ladrão adentrava na casa, a nossa protagonista pega a arma do falecido marido e atira no homem, matando-o  a sangue frio. Além de ilustrar a frieza e o quanto Scarlett estava determinada a cuidar da família e dos bens de sua fazenda, também foi importante a mudança da forma como a moça vê Melanie, esposa de seu amado Ashley. Durante toda a história, Scarlett nutre sentimentos de puro ódio e inveja da garota, vendo-a como uma mulher frágil e tola perto de sua forte personalidade e persuasão. Mas, ao matar o ladrão, Melanie aparece no alto da escada e as duas trocam olhares de compreensão e afeto. 


"Emocionada, ela olhou para a frágil criatura oscilante por quem nunca tivera nenhum sentimento que não de desgosto e desdém. Agora, lutando contra o ódio pela mulher de Ashley, surgia um sentimento de admiração e companheirismo. Em um instante de clareza intocado por qualquer emoção trivial, ela viu que por baixo da voz meiga e dos olhos de gazela de Melanie havia uma fina lâmina de aço inquebrantável, sentiu também que havia bandeiras e cornetas de coragem no calmo sangue de Melanie."




              O primeiro volume da história chega ao fim com os habitantes de Tara se reerguendo após o fim da guerra e a tão esperada volta do  amado de Scarlett (e Melanie), Ashley. Um novo personagem, Will também é introduzido, e já demonstra que será de muita importância no restante da narrativa, principalmente por seu último diálogo com Scarlett.

              Simplesmente estou ainda mais apaixonada pela história, e já me deu vontade de ver ao filme inteirinho de novo. Em breve venho contar pra vocês o que achei do segundo volume, assim como minha opinião acerca do desfecho dessa história esplendorosa.

Por: Mariane 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-nos!

 - Dicas para blogs