6 de fev. de 2013

Resenha: Mau Começo (Desventuras em Série), Lemony Snicket

Nome Original: The Bad Beginning (A Series of Unfortunate Events)
Data de Lançamento: 9 de Março de 2001
Editora: CIA. Das Letras
Gênero: Literatura gótica/Mistério
Autor: Lemony Snicket
Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

Acho que primeiramente devo dizer que li esse livro em menos de 12 horas. Minha amiga me emprestou de manhã, no começo da aula e eu quase terminei o livro antes do fim do período (só não terminei porque vocês sabem né... Eu estava na ESCOLA). É uma série que eu estava querendo ler faz um bom tempo, mas os livros são absurdamente caros! E são tão pequenos! 
Então minha amiga disse que tinha os livros e vi a oportunidade. Ótimo seria pouco para descrever esse primeiro volume da série que conta a história da engenhosa Violet, o amante de livros Klaus e sua "irmãzinha bebê que adora morder", Sunny. Até aí eles parecem irmãos super normais, mas a vida dessas três crianças desafortunadas está longe de ser normal. Após saberem que seus pais haviam morrido num incêndio que ocorreu na mansão onde moravam (a casa está destruída), os deprimidos irmãos Baudelaire - agora orfãos - partem com o Sr. Poe, que está encarregado de arranjar um novo lar para as crianças e, para a curiosidade de muitos, decidir para quem iria a enorme fortuna que os pais haviam deixado. Sem opções, Sr. Poe deixa as crianças com o seu novo tutor, o estranhíssimo conde Olaf, cujo as crianças não vão com a cara de primeira vista. O lugar é imundo e eles não se sentem nem um pouco confortáveis. O conde Olaf os trata como vermes e logo os irmãos descobrem que o conde deseja herdar a enorme herança que seus pais deixaram para trás. As crianças se sentem cada vez mais infelizes, porém sempre bolando planos estratégicas para se livrar do conde e de suas vidas miseráveis.
A leitura é super gostosa e os irmãos te cativam desde o início. Você vai torcer muito pelos orfãos, mesmo sabendo que, obviamente, as coisas não vão acabar bem, como o autor deixou claro várias vezes. Afinal, a série se chama Desventuras em Série. Acho que não tem nada que eu não gostei no livro! Cada capítulo vem com uma ilustração super fofa, as letras são grandes e as notas do autor são super úteis. É narrado em terceira pessoa, o que é ótimo, pois podemos ver a visão de ambos irmãos, menos Sunny, porque como eu já disse, ela é um bebê.
Um livro recomendadíssimo para todos! Os orfãos vão virar seus novos melhores amigos.

Por: Mariane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-nos!

 - Dicas para blogs