1 de fev. de 2013

Post Especial: A Playlist de Charlie

Se você leu o livro As Vantagens de Ser Invisível de Stephen Chbosky, certamente notou o prazer do personagem principal, Charlie, tem pela música. Ele passa a ouvi-la com mais frequência quando sua irmã mais velha lhe dava as fitas presenteadas pelos seus namorados. A música favorita de Charlie, e isso fica evidente pelo autor, é Asleep, dos Smiths. Logo depois, na história, Charlie presenteia seu amigo Patrick com uma fita com todas as suas músicas favoritas e fiquei muito curiosa para ouvir todas elas. Se você ainda não ouviu as músicas favoritas de Charlie, Sam e Patrick, essa é uma ótima oportunidade.

Asleep, dos Smiths
A música (em minha perspectiva) reflete muito bem a tensão em que Charlie se passa, em meio de problemas familiares, amores incorrespondidos, rejeição na escola, etc. Certamente a música trata-se indiretamente sobre o suicídio e a fé de que existe-se um lugar melhor para se viver.

Vapour Trail, do Ride
Minha música favorita na playlist de Charlie. Em minha perspectiva, ela fala que tudo na vida chega ao fim, tanto as coisas ruins como as boas. Na vida de Charlie, muita coisa mudou com a entrada do Ensino Médio, inclusive seus novos amigos Sam e Patrick. Ao final do livro, seus amigos partem para a faculdade e ele é obrigado a dizer adeus ao seu grande amor, Sam.

Dear Prudence, dos Beatles
Relaciono a letra dessa música com vários fatos da vida de Charlie, mas principalmente com seus amigos Sam e Patrick. Podemos perceber que Sam é uma garota linda, porém insegura de si mesma. Charlie, apaixonado por ela, tenta encorajá-la a se valorizar mais. E Patrick, um homossexual em problemas de relacionamento, deve ser encorajado a se assumir e aceitar quem ele é. E também relaciono à vida de Charlie, quando ele começa a sair para as suas primeiras festas e a "participar".

Landslide, do Fleetwood Mac
Eu já adorava essa música antes mesmo de ler ao livro. Essa música descreve perfeitamente a vida de Charlie no momento em que escreve as cartas. Ele percebe que talvez tenha deixado de ser uma criança inocente - ele tinha amigos maduros e tinha que lidar com problemas familiares. Começa a frequentar festas, beber e fumar com frequência. Experimenta drogas por incentivo dos amigos e tem seu primeiro relacionamento. Aprende sobre coisas que nunca tinha ouvido falar. Charlie muda, mas por dentro ainda é um adolescente assustado com os traumas da vida. 

Essas são minhas músicas favoritas da Playlist de Charlie. Espero que tenham gostado, e por favor, se eu estiver errada em alguma explicação ou ter dito algo fora do contexto ME ALERTEM! haha
Estou pensando em fazer um post especial sobre os livros emprestados à Charlie pelo professor de inglês. Mas ainda tenho que dar uma pesquisada neles.

Por: Mariane


Um comentário:

  1. Post perfeito!
    Eu estava procurando no google sobre as músicas que o Charlie fala no livro e apareceu esse link. Adorei, Mariane.

    www.primaverando.com.br

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs