6 de mai. de 2013

Lendo 'Os Miseráveis': Parte 4


Demorei bastante para postar essa parte, e tanta coisa aconteceu nesse período! Introdução de vários personagens importantes e acontecimentos essenciais. Bom, vamos começar, né?

Ousadia: sem ela não há progresso.

O Livro Seis é dedicado à contar um pouco sobre a vida das freiras do Convento onde provavelmente Valjean e Cosette estão hospedados. A digressão é longa e cansativa, por isso li rápido para voltar logo para a história dos miseráveis.


Jean Valjean sente a mudança em sua vida emocional quando começa a tomar conta da filha de Fantine,
Cosette.

Finalmente chegamos ao Livro Sete, e a história retorna à Valjean e Fauchelevent. Valjean está dividido em ficar no Convento e ser pego pelas freiras e acabar indo para a cadeia ou sair e dar de cara com os policias - incluindo Javert - que estão a sua procura. Fauchelevent, cujo homem Valjean salvou a vida, está disposto a ajudá-lo a ficar oculto, pelo menos por um tempo.
Valjean, graças à Fauchelevent, consegue se instalar no Convento e ingressar Cosette na escola de freiras. Assim, ambos estão seguros, pelo menos por enquanto.
O Volume 3 "Marius" começa com uma digressão sobre os garotos de rua, para introduzir o destemido Gavroche (que eu, particularmente, acho que é um dos personagens favoritos de todo mundo).

"Todos são iguais quando estão mortos".

Hugo introduz Gillenormand, avô e responsável pelo menino Marius Pontmercy. Conhecemos um pouco de sua história e suas ideias liberais. Marius, cujo pai é a "vergonha da família" por ter participado da Batalha de Waterloo ao lado de Bonaparte, pensa ter sido abandonado e não ser amado por seu pai até que alguns acontecimentos o fazem pensar ao contrário, e também o fazem dar um ponto de partida em seguir os passos revolucionários do pai.



Então, como leram, Hugo nos introduz à um personagem importantíssimo da narrativa, o filho do soldado Pontmercy, Marius. Essa parte da história é essencial para entendermos o que fez Marius se juntar aos estudantes revolucionários na luta à favor da liberdade.

Vou postar a parte 4 muito em breve, ela já está pronta. Eu já estou numa parte bem mais avançada da história e estou muito ansiosa para contar para vocês tudo o que aconteceu até agora (sem spoilers, claro)

Por: Mariane

2 comentários:

  1. Eu queeeeero!
    hahaha
    Adorei a resenha, vejo ótmos comentários e claro, como uma boa leitora sempre bate a curiosidade.
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijão :)

    ResponderExcluir
  2. A história é muito boa, Lú, vale muito a pena dar uma chance!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs