4 de jun. de 2013

Lendo 'Os Miseráveis': Parte 6


Oi gente, tudo bem? Bom, estou feliz em anunciar que eu já terminei o livro inteiro já faz alguns dias, mas esperei um pouco para publicar o post com o resto da história para não ficar muito corrido.
Primeiramente, se você ainda não leu as primeiras partes, aqui estão:


O volume 4 "Idílio da Rua Plumet e epopeia da Rua Saint-Denis" começa, como o nome do primeiro livro diz, com "algumas páginas de história" sobre o rei da França na época, Luís Felipe e termina com uma reunião do grupo de estudantes, liderados por Enjolras, planejando vigiar algumas regiões de Paris.

Não muitas páginas depois, Hugo finalmente retorna à história de Jean Valjean e Cosette, cujos passaram 5 anos no Convento. Valjean decide que Cosette merece ver um pouco mais do mundo, e se muda para uma casa misteriosa na rua Plumet. Cosette cresce e se torna uma jovem muito bonita, e é nesse período que, ao passear com seu pai nos jardins de Luxemburgo, se apaixona por Marius, cujo já contamos a história. Graças à filha mais velha de Thenardier, Eponine, Marius descobre a morada da moça e eles finalmente se encontram.

Marius e Cosette finalmente se encontram no jardim da casa da Rua Plumet


O próximo livro nos conta um pouco sobre o menino de rua Gavroche e da sua bondade com os outros meninos de rua e miseráveis.
Mais tarde, a história nos conta a vida amorosa entre Marius e Cosette, e que todas as noites o moço vai visitá-la em seu jardim. Os dois estão perdidamente apaixonados, mas apenas trocaram um beijo, que foi o dia que se encontraram. Jean Valjean não suspeita de nada, por enquanto.

Eponine, perdidamente apaixonada por Marius, decide se disfarçar de menino e ir para
as barricadas com o desejo de morrer ao seu lado.

Tudo muda quando Valjean suspeita que algumas pessoas sabem de sua verdadeira identidade e decide se mudar para a Inglaterra. Desesperado e com medo de nunca voltar a ver Cosette, Marius recorre à seu avô, que não via a 4 anos. Porém, em vão. Cosette já partira com seu pai.

O restante do volume é dedicado ao que ocorreu nas barricadas espalhadas pelas ruas da França, focando no grupo liderado por Enjolras. As ruas estão desertas, e tudo o que resta à Marius depois que Cosette partira é participar da batalha que certamente o levará á morte.

Marius e Enjolras acabam assumindo a liderança na barricada.

Difícil contar o resto da história, incluindo o quinto e último volume "Jean Valjean" sem dar nenhum spoiler muito devastador. Tudo o que posso dizer é que Marius sobrevive à barricada e Jean Valjean tem uma intervenção nisso tudo. O maior medo da vida de Valjean, que era perder Cosette, talvez tenha por fim acontecido, já que Marius a tornará-a em breve sua esposa. Marius perdoa seu avô e vice-versa e o destino de Valjean se acha incerto. O que acontece, só lendo (ou vendo o filme) para saber. Aliás, o fechamento do filme tem um contexto idêntico ao do livro.



Para os desafortunados na Terra há uma chama que nunca se apaga, mesmo as noites mais escuras acabarão e o sol vai nascer;

Por: Mariane



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link-nos!

 - Dicas para blogs