17 de jul. de 2015

Resenha: Como Eu Era Antes de Você, Jojo Moyes

Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Data de lançamento: Janeiro de 2012


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

'Como Eu Era Antes de Você' vai mudar a sua vida.

Comecei o livro já sabendo o que ia acontecer no final, pois já tinha ouvido falar muito nesse livro, e como não é um dos meus gêneros literários favoritos, não dei muita bola para os temidos spoilers, já que eu não ia ler o livro mesmo. Mas, quando eu o vi em promoção um dia desses no Submarino, e me lembrei das inúmeras críticas boas em relação à ele, resolvi dar uma chance à história de Lou e Will.

No início da leitura, eu não tinha expectativa nenhuma em relação à história e aos personagens. Eu via o livro como se fosse mais uma história de amor impossível, a protagonista como mais uma garota ingênua que levava uma vida medíocre até conhecer o amor da sua vida.

Eu estava incrivelmente enganada em relação a tudo.

Lou é uma moça de 26 anos que acaba sendo demitida do seu emprego dos sonhos, e totalmente endividada, passa a aceitar o emprego que vier para ajudar a família com as contas. Depois de muita procura, Louisa encontra um emprego de cuidadora de um tetraplégico, e desesperada, aceita.

Will tem 35 anos e levava uma vida de luxo e aventuras, até sofrer um acidente letal que acabou deixando-o preso à uma rotina que despreza. Completamente desencantado com a vida, ele acaba por tomar uma grande decisão: a de dar fim a sua própria vida.

O que Lou não sabe quando aceita o emprego, é que a mãe de Will contrata-a justamente para tentar "animar" o filho, e quem sabe até fazê-lo mudar de ideia em relação á isso. No começo, ela tem a sensação de que Will a odeia e despreza sua companhia, mas mais tarde descobre que esse é seu jeito com todos ao seu redor. Aos poucos, ela se encaixa na vida do cadeirante, e essa relação muda completamente a vida de ambos.

— Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.

A história é completamente envolvente, e a protagonista é muito cativante. Louisa Clark é uma mulher que você gostaria de ter como melhor amiga, e a narração em primeira pessoa te deixa muito íntimo e conhecedor das suas mais profundas angústias e sentimentos. 

Admito que vai ser difícil dar continuidade em minhas leituras depois de ler esse livro magnifico, que mexe com você de várias maneiras possíveis. Essa é uma daquelas histórias que te fazem ficar horas deitado na cama olhando para o teto refletindo sobre o final.

A parte boa é que temos algo a que esperar: o filme! As filmagens da adaptação já estão em andamento, e o elenco conta com Emilia Clarke (sim, a Khaleesi!) como Lou e Sam Claflin (o Finnick, de Jogos Vorazes) como Will, e tem estreia prevista para Março de 2016.

Venha chorar junto com a gente!

Por: Mariane



5 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?..
    Eu amo esse livro, uma das melhores leituras que já fiz! <3
    Amei a resenha, e o blog. Já estou seguindo! Abraços!
    livrosesugestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ooi!
    Esse livro é só amor <3
    Obrigada pela visita, já estou seguindo o seu blog também!
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais!
    O livro é ótimo, você vai adorar!
    Obrigada por seguir, já estou seguindo o seu blog!
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!

    Ainda não li nenhum livro da autora, mas as capas, as sinopses e os enredos são tão tocantes que me sinto num mundo paralelo por ainda não ter lido nada dela. Linda resenha!
    Obrigada pela dica! bjks!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Esse foi meu primeiro livro da autora, e apesar de não gostar muito do gênero, pretendo ler os outros dela.
    Leia esse, você vai amar!
    Obrigada pela visita, beijos!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs