23 de out. de 2017

Resenha: Outros jeitos de usar a boca, Rupi Kaur


Editora: Planeta Brasil
Número de páginas: 208
Data de lançamento: Novembro de 2014

'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

          A inspiração para a leitura desse livro foi de um vídeo do canal da Jout Jout (que é uma querida), e vocês podem vê-lo aqui. O canal da Júlia é um dos únicos que eu acompanho (e provavelmente o único não literário) e sempre gosto muito das dicas culturais dadas pela youtuber.

          Baixei o livro no Kindle no mesmo dia e devorei o livro em poucas horas. Isso porque é um livro muito breve de pequenas poesias escritas de forma muito aberta e de fácil linguagem. Não só por causa disso. Conforme passamos as páginas, acompanhamos a vida aparentemente muito árdua da autora, que passa por situações de abuso e violência, e acompanhamos a dinâmica do ambiente em que vive pelos seus olhos.

"não sei se minha mãe está aterrorizada ou apaixonada pelo meu pai 
parece tudo a mesma coisa."

          
          O livro, que é dividido em partes, passa por diversas fases em que a autora narra as situações que viveu e como elas influenciaram suas ações e personalidade posteriormente. A parte mais interessante no livro, para mim, foram os poemas que contam a experiência dela com o amor, como ela narra a superação de forma tão humana e transparente.

"você pode querer esse menino
mas com toda a certeza
não precisa dele."

          Por aparentemente ter crescido em um ambiente violento e opressor, é incrível sua visão acerca da feminilidade e a força das mulheres. É muito bonita a sua admiração pelo gênero, não fugindo muito daquilo que lemos pelas páginas feministas afora, mas escrita de uma forma muito mais direta e honesta.

"como você ama a si mesma é 
como você ensina todo mundo
a te amar."

          E por último, como vocês devem ter percebido pelos trechos, vejo na autora uma grande amiga nos aconselhando a passar pelos momentos ruins da vida. "Isso não é o fim do mundo", eu a vejo dizendo. "Você é incrível". Faça um favor a si mesmo(a) e se dê o presente de ler essa obra tão simples, e ao mesmo tempo tão cheia de vida. Leia de uma vez, experimente, escute, sinta. Tenho certeza que você vai se sentir mais leve.

"faz parte da 
experiência humana sentir dor
não tenha medo
abra-se."

Por: Mariane

2 comentários:

  1. Olá!
    Estou lendo Americanah, outro livro escrito por uma autora feminista. "Outros jeitos de usar a boca" descobri através de uma aluna e ainda não tive oportunidade de ler, mas tentarei fazê-lo ainda esse ano porque realmente parece ser incrível *__*

    Bjss
    http://livrelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea! Obrigada pela dica, irei procurar saber mais sobre esse livro.
    E recomendo muito "Outros jeitos de usar a boca", é um livro muito sensível e ao mesmo tempo tocante.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs