29 de mar. de 2013

Resenha: Extraordinário, R.J Palacio

Nome Original: Wonder
Data de Lançamento: Fevereiro de 2013
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance/Ficção
Número de páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Extraordinário faz muito jus ao título. Muito, mesmo.
Primeiramente, devo dizer que o livro é dividido em partes, cada parte narrada por um personagem diferente (entre eles o próprio August, familiares e amigos). E isso é realmente muito legal pois podemos ver a visão das pessoas ao seu redor em relação à ele e sobre o impacto que o garoto causou na vida de cada um.
"Preceito de setembro do Sr. Browne:  Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil"
August é um garoto de 11 anos excepcionalmente comum. Fã de Star Wars, gosta de ler, jogar videogame... Mas ele nunca frequentou a escola. E, ah, possui uma rara deficiência facial. 
Prestes à entrar para o quinto ano, os pais de August decidem levar o filho para uma visita em uma escola, que se mostrou solidária ao aceitá-lo. Nessa visita, August conhece alguns de seus mais novos colegas de sala, como o bondoso Jack e o um tanto arrogante Jules. Assustado, porém cheio de coragem, Auggie aceita o desafio de ingressar na escola.
E é a partir disso que a história de desenvolve. A convivência de Auggie em meio as outras crianças, a reação delas ao verem seu rosto, o preconceito, o bullying, a aceitação... Como Auggie encarará tudo isso? Ele conseguirá aguentar o ano letivo inteiro?
Você vai se apaixonar também por Via, irmã super-protetora de August, Summer, amiga de escola e outros personagens cativantes... 
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo- Auggie"
Como eu já disse, uma história extraordinária sobre um garoto extraordinário. Com personagens extraordinários. Uma narrativa extraordinária. Uma autora extraordinária.

Por: Mariane

6 comentários:

  1. Adorei saber como se dá a narração da história!
    Aumentou minha vontade de ler esse livro.
    Gostei do blog! :D

    ResponderExcluir
  2. Lê sim, você vai amar.
    Obrigada, volte sempre :D

    ResponderExcluir
  3. Próximo livro que pretendo ler, parece ser muito interessante. Parabéns pelo blog, são poucos que incentivam a leitura :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem? Muito obrigada pelo elogio, nós ficamos super felizes em ler essas coisas! ;)

    Leia sim, e depois venha nos contar o que achou do livro. Em breve, eu (Lari), vou fazer um vídeo-resenha dele também! Acho que esse livro vai dar tanto o que falar quanto os outros YA do mesmo estilo.

    Um beijo,

    Respiramos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi,Mariane!
    Tudo bem?

    Bem, o que dizer de Extraordinário? Depois de ler tantas resenhas que falam que o livro faz jus ao nome nem sei o que dizer. Que tenho vergonha de ainda não ter lido? Nem comprado? De que estou comendo moscas? Ah..sim. Claro! rsrs...
    Adorei sua resenha! Você conseguiu passar toda a emoção do livro. Eu ainda não conhecia o blog de vocês e passei a conhecê-lo por causa do blog da minha amiga Lu(Clicando Livros). Que bom, não é mesmo? Pude conhecer mais um blog literário com um conteúdo bem legal!Parabéns!
    Já estou seguindo o blog de vocês para acompanhar de pertinho suas atualizações. Também tenho um blog e convido vocês a conhecê-lo. Será um prazer receber sua visita!
    Bjs!!Sucesso!!

    Zilda
    http;//www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Zilda!!
    O livro é mesmo ótimo e eu te recomendo muito!! Mas fica tranquila, porque muitos ainda não leram por se tratar de uma publicação recente aqui no Brasil.
    Muito obrigada pelos elogios, o seu blog também é simplesmente MARAVILHOSO e pelo visto muito popular!! Estamos te seguindo também.
    Volte sempre, ok? Adoramos receber a sua visita e conhecer sua opinião sobre o blog, é muito importante para nós.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs