9 de mar. de 2013

Resenha: O Espetáculo Carnívoro (Desventuras em Série #9), Lemony Snicket

Nome Original: The Carnivorous Carnival 
Data de Lançamento: 2004
Editora: CIA. Das Letras
Gênero: Literatura gótica/Mistério
Sinopse:  As três crianças encontram-se na "barriga da fera", o que vale dizer que estão numa enrascada. Ao volante do automóvel está o ganancioso Conde Olaf, um vilão traiçoeiro que, desde que os Baudelaire perderam os pais num incêndio, vem perseguindo os três com o objetivo de se apossar da fortuna herdada por eles. Até aqui, felizmente, ele foi mal-sucedido.
Além de se safar dessa armadilha, em O espetáculo carnívoro Violet, Klaus e Sunny Baudelaire terão de escapar do Parque Caligari e enfrentar uma multidão indócil. Tudo isso para tentar localizar o dossiê Snicket e decifrar a sigla C.S.C., que pode confirmar se um dos pais das crianças realmente sobreviveu ao terrível incêndio.

Para mim, esse foi um dos livros mais horríveis da série. E com horrível, eu não quero dizer de jeito algum que o livro é mal escrito, cansativo ou sem sentido. Impossível um livro de Lemony Snicket ser assim. Com horrível, quero dizer que a vida dos irmãos Baudelaire não vai melhorar nem um pouco. Pelo contrário, vai piorar, e muito.

O livro começa exatamente onde o anterior terminou, como na maioria dos volumes da série. Os órfãos estão espremidos no porta-malas do Conde Olaf, sem saber para onde estão sendo levados. Ao chegar lá, depois de terem certeza que Olaf e sua trupe estão bem longe, os órfãos conseguem abrir o porta-malas para descobrir onde estão.

Mas o que fazer agora? Estão no meio do sertão, longe de qualquer casa ou civilização. E não podem ser vistos por ninguém, pois graças à um jornal mentiroso, eles são considerados criminosos. 

Estão no abandonado Parque Caligari, onde descobrem que o Conde Olaf consulta uma vidente para descobrir sempre onde os órfãos estão. Os irmãos decidem se disfarçar com alguns apetrechos do porta-malas do vilão quando descobrem que Madame Lulu - a vidente, que cuida atualmente do Parque - está procurando "aberrações" para realizar um show, a fim de atrair mais público. 

Eles passam o livro inteiro disfarçados e enganando todos a sua volta, mas é claro que nem tudo vai sair como planejado. Sem ninguém que possam confiar, os Baudelaire se sentem mais perdidos que nunca - e ficam muito próximos de encontrar todas as respostas que procuram, inclusive se um de seus pais está realmente vivo.

O final desse livro me faz querer gritar - literalmente. Sinto que os próximos últimos livros da série serão os piores, e não sei se estou preparada para isso.

Por: Mariane

2 comentários:

  1. êba, mais um da maratona desventuras em série, eu não sei qual foi o filme que assisti dessa série, mas adorei, queria me lembrar o nome agora.
    Sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando resenhar essa série, cada livro é uma aventura diferente.
    Só tem um filme da série, que é composto pelos três primeiros livros. Não foram feitos outros filmes depois... Eles resumiram BEM a história.
    Obrigada, amor!!!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs