1 de mai. de 2013

Leituras do mês de Abril: Larissa

Antes de mais nada, eu queria pedir desculpa (desculpa, desculpa, desculpa!!) pelo meu sumiço de muitos meses. A vida não ta fácil pra ninguém, e eu, pra completar, sou sinônimo de desorganização. É, eu sei, que coisa feia! Pretendo me organizar melhor nos próximos meses e conseguir conciliar a escola – ano de vestibular -, o trabalho, minhas leituras e o blog (esses últimos dois são o que eu mais gosto de fazer, só que isso fica entre nós, por favor). Vocês verão que eu li apenas dois livros em Abril, e isso deve-se a alguns motivos, entre eles:

a)     Eu não vou a livraria tem muito tempo, para comprar. De verdade! Não compro nada há meses e estou numa terrível crise de abstinência.
b)     Por esse motivo leio coisas emprestadas. E eu não gosto muito de pegar livros emprestados...
c)      Minha vida é uma bagunça.
d)     Aproveitem a indireta acima para me enviar livros de aniversário (que é no próximo dia 10/05). Ta, brincadeira.

Mas então, vamos à lista?

Extraordinário, RJ Palácio

Ok, eu fiz vídeo de Extraordinário. Juro que eu fiz. Mas meu celular e meu computador tem alguma incompatibilidade que não permite que eu transmita o vídeo e assim possa editá-lo, postá-lo no canal e cumprir com a minha promessa.

Extraordinário conta a história de August Pullman, um garotinho de 11 anos que poderia ser normal, se não tivesse uma deformidade facial, decorrente de um problema genético extremamente raro. O conflito do livro se inicia quando os pais do Auggie decidem que está na hora de ele freqüentar a escola, com outras crianças. Eles acreditam que, pelo fato de todas as crianças estarem iniciando a vida escolar no ensino fundamental II, talvez as coisas sejam mais fáceis para o Auggie. Mas nós vemos – e sabemos – que não é bem assim. O livro é narrado não apenas pela perspectiva de nosso protagonista, mas também pela perspectiva de muitos que o rodeiam. Nessa história, como é de se imaginar, vamos nos deparar com bullying, discriminação, preconceito, aceitação, amizade, família. Esse misto de ingredientes nos acompanha através da narrativa fácil que a autora nos mostra. Foi considerado por muitos como um livro que dá vários tapas na cara,  e eu faço parte dessa leva. Em muitos momentos, me perguntei como é que eu reagiria, como eu me portaria, e será que eu não teria olhado duas vezes para o rosto de Auggie se o visse na rua?

Resenha aqui.



O Lado Bom da Vida, Matthew Quick

Esse livro, por incrível que pareça, é mais conhecido pelo filme que leva o mesmo nome, cuja atriz principal, Jennifer Lawrence, levou o Oscar de Melhor Atriz pela sua atuação, dando vida à excêntrica Tiffany. Apesar disso, o livro conta a vida de Pat Peoples, e a trajetória dele em busca do término do “tempo separados” com a sua ex esposa Nikki. Pat acaba de sair do “lugar ruim”, vulgo sanatório, depois de ter cometido determinado crime. Isso não fica explícito no livro, mas acredita-se (vide eu achei que era isso) que Pat possua o distúrbio da bipolaridade.  O livro, por ser narrado pelo próprio Pat, tem uma linguagem extremamente fácil, o que passa toda a inocência do personagem através da fluidez com que a história é contada. Pat acredita muito no lado bom das coisas. Às vezes você pode se irritar com ele, mas não tem, absolutamente, como não amá-lo. Durante a leitura, você se envolve com os laços criados e procura entender as relações estabelecidas, bem como adentrar as idéias do próprio Pat, e com muita raiva, tentar fazê-lo enxergar algumas coisas. É um misto de sentimentos bem interessante.

Vale dizer que há MUITAS e DESCREPANTES diferenças entre livro e filme, mas ambos são ótimos. Eu e a Mari pretendemos fazer um vídeo focando apenas em analisar o livro vesus o filme, mas se você, assim como eu, viu o filme antes de ler o livro, não se assuste ao virar as páginas e notar essas diferenças.

No entanto, tanto o livro quanto o filme são muito bons! Só que isso é história para outro post...

Resenha aqui. 



E vocês, o que andaram lendo em Abril? Conte-nos nos comentários!! 

Beijo, 

Lari. 

4 comentários:

  1. Oi Lari, tudo bom?
    A gente entende! Ano de vestibular é bem atribulado mesmo, imagina quem faz isso há 5 anos (longa história rsrs)
    Foram poucos livros, mas maravilhosos!
    Adoro O lado bom da Vida e estou louca por Extraordinário!
    Tem promoção lá no blog
    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah! Tudo bem sim e contigo?
    Eu gostaria de saber essa história, ai meu Deus!!
    É, foram poucos livros, mas eu pretendo ler mais esse mês. O que você me sugere?

    Sarinha, corra para a livraria mais próxima e inicie a sua leitura de Extraordinário!! Vale super a pena. O mesmo digo de O Lado Bom da Vida. Ambas as leituras foram agradabilíssimas! Vou conferir a promoção.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Linda esqueci de te avisar que tem selinho para você em meu blog. Depois você passa para pegar tá ? beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar muito bem desses dois livros!
    Quero ler os dois!!
    =) =)

    bjoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs