11 de abr. de 2014

Resenha: Convergente (Divergente #3), Veronica Roth

Nome original: Allegiant
Data de Lançamento: Março de 2014
Número de páginas: 525
Editora: Rocco
Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Em Convergente, o poderoso desfecho da trilogia de Veronica Roth iniciada com Divergente e Insurgente, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. O livro, que chega ao Brasil no momento em que Divergente estreia nos cinemas, alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do The New York Times e foi o título mais vendido pela gigante Amazon no segmento infantojuvenil em 2013.



CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES

RESENHA DIVERGENTE
RESENHA INSURGENTE

E a espera acabou!
A grande expectativa pelo desfecho de uma das séries mais comentadas nos últimos meses chegou ao momento decisivo - na verdade, o livro estreou em Outubro nos Estados Unidos, e é claro, os spoilers já estavam à solta. Obviamente, eu não fiquei de fora e acabei pegando o maior spoiler de TODOS (quem leu sabe qual é, mas é claro que eu não direi aqui). 

Não sei se foi o spoiler que li, ou foi a narrativa mesmo que me deixou um pouco desanimada durante a leitura. O fim de Insurgente me deixou CHEIA de expectativas em relação ao que existia "além da cerca" e louca por respostas, e é claro que Roth deixa tudo bem explicadinho...
Mas, Convergente só se trata disso?

Basicamente sim, e creio eu que é isso que tenha deixado o livro um tanto monótomo. Após dois livros de pura ação e correria sem fim, é normal que fiquemos um pouco entediados durante as longas explicações e teorias de Convergente, mas é perdoável, pois afinal, queremos respostas, não queremos?

O livro trás uma mudança radical, que é a alternância do narrador-personagem. Enquanto os dois primeiros livros eram narrados exclusivamente por Tris, o terceiro conta com a visão (não muito satisfatória) de seu namorado, Tobias, o que para mim, não foi um ponto favorável.

E durante o tempo que Tris, Tobias, Christina, Uriah, Cara, Peter e os outros lutam pela sobrevivência no mundo "além da cerca" e escolhem em quem confiar, percebemos o quanto nossos personagens cresceram e aprenderam nesse período. O relacionamento entre Tris e Tobias passa por problemas, ao mesmo tempo que a garota precisa lidar com um irmão que a traiu e a irmã do garoto que ela matou.

Muitos gostaram do livro, outros não. Posso dizer, que em minha visão, não foi o melhor da série, mas isso não quer dizer que seja ruim. Como eu disse antes, minha leitura foi prejudicada por um grande spoiler que li, então não levem essa opinião tão à sério. Leiam o livro e tirei suas próprias conclusões.

Ah, e não percam a estreia de Divergente nos cinemas brasileiros, dia 17 de Abril :)

Por: Mariane

4 comentários:

  1. Adorei a resenha, estou louca demais para ler a trilogia, pena que agora que lançou o filme está muito caro os 3 livros.. Uma coisa que odeio é quando dão spoiler, eu estava lendo Quem é Você, Alasca? e um menino me disse o que acontecia com ela, eu fiquei muito brava por isso :(

    http://l-ovelythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Spoilers são horríveis mesmo, arruínam o bom andamento da leitura, muito desrespeitoso.
    Espero que você não leia nenhum spoiler da trilogia e possa desfrutar cada palavra dessa obra maravilhosa :)

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não acreditei que a autora fez com o final! Eu tive a sorte de não sofrer com spoilers então foi um final muito surpreendente e inesperado pra mim.. Fiquei muito chateada porque esperava mais do livro.
    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Beijos

    http://porummundocommaispaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs