1 de set. de 2014

Minha experiência: Bienal 2014.

Que teve Bienal do Livro no final de Agosto em São Paulo todo mundo já sabe. Foi o assunto mais comentado das últimas semanas, o "povão" todo estava lá. Teve Bienal sim, minha gente, e teve MUITA Bienal! :D

Já quero começar o post dizendo que, infelizmente, não pude desfrutar do evento tanto quanto eu gostaria. Minha visita foi no dia 24 de Agosto, no domingo, e é claro que cheguei às 8:00 da manhã visando conseguir uma senha para a sessão de autógrafos da Cassandra Clare, e é claro  que as mesmas já estavam esgotadas a horas! ):

Mas nada que atrapalhasse o espírito de aventura. Horas e horas na fila embaixo do sol não foram problema, uma vez que ficamos batendo papo com vários outros amantes de livros como nós. E afinal, é essa a graça de um evento como esse: compartilhar seu amor com pessoas que, assim como você, respiram livros! ;)

O portão abriu, e é claro que a primeira coisa que fizemos foi correr para a Arena Cultural, onde às 14:00 ocorreria uma palestra com a Cassandra. E sim, ficamos na fila para entrar na Arena durante 4 horas!

Foto tirada pela minha amiga que estava ao
meu lado (meu celular descarregou na fila)
E é claro que tudo foi sinônimo de confusão: pessoas furando fila, guardando lugar, seguranças mal educados e falta de organização. Acabamos assistindo uma palestra da Paula Pimenta com a Bruna Vieira (de fora da Arena, mas deu pra acompanhar tudo normalmente) e esperamos mais horas e horas para entrar e garantir lugar para a Palestra.

Houve choro, gente desesperada para entrar e correria, mas fico feliz em anunciar que consegui um lugar mais que privilegiado na Arena e fiquei praticamente cara a cara com a Cassie! (desculpem, não consigo conter minha felicidade!!)

A moça é uma amor de pessoa e realmente parecia surpresa ao ver a quantidade de pessoas reunidas no local (era gente PRA CARAMBA mesmo, pessoal!). Cosplays maravilhosos, gente gritando por ela desesperadamente, e chorando também!

A tradutora fez um ótimo trabalho, traduziu todas as perguntas dos fãs e tudo o que nós gritávamos. As perguntas escolhidas foram bem pertinentes e acho que o publico representou muito bem o amor que sentimos pela escritora e pelos seus livros.

Teve spoilers sim, o que não foi nem um pouco bom (mesmo que esperado), porque eu ainda não havia terminado de ler o último livro da série. A Cassie ria das perguntas e respondia tudo com muita atenção (algumas pessoas mais avançadas no inglês gritavam antes mesmo da moça traduzir hahaha).

Acho que um dos momentos mais emocionantes da Palestra foi quando uma menina cega pediu para fazer uma pergunta para Cassie, e disse que uma amiga dela leu todos os seus livros para ela e eles mudaram sua vida. A Cassandra, toda emocionada, disse que havíamos feito ela chorar! :')

"Ler não é mais uma atividade solitária"


O bate-papo durou mais de uma hora, e abortou os mais variados assuntos, desde o futuro da saga de Caçadores de Sombras ao grande momento de Clary e Jace na caverna em Cidade do Fogo Celestial (nessa hora, a Arena quase caiu de tanto que gritaram hahahaha).

Depois do longo bate-papo, houve ainda empurra-empurra para sair da Arena (Bienal do empurra-empurra, literalmente) para ter uma chance de conseguir uma senha para autografar os livros. Mas eu já estava tão cansada de correr atrás dessa mulher que resolvi aproveitar o resto do dia para passear pelos estandes.

Como esperado, o local estava cheio e não foi possível passear por todos os estantes e fazer tudo o que queríamos, mas desfrutamos de tudo um pouco e até encaramos a fila e tiramos a tão desejada foto no Trono de Ferro, hahaha!

Eu reinando! hahahaha
No total, assim como na edição passada, foi uma experiência única para mim me encontrar com tantas pessoas com quem posso compartilhar o meu amor pela leitura, e posso provar que está errado quem diz que a juventude atualmente está completamente alienada à tecnologia e ao sedentarismo e que o Brasil é um país que não lê. Em geral, não apresenta grandes porcentagens de pessoas interessadas nessa atividade, mas nós, apaixonados pela leitura, não estamos completamente perdidos e sozinhos, e existe SIM muitas pessoas com quem ainda podemos nos relacionar, e isso eu pude vivenciar na Bienal do Livro de 2014.

Continuem lendo, continuem correndo atrás dos seus escritores, continuem mostrando ao mundo que ainda estamos aqui e que não vamos para lugar algum! Hahahaha (discursinho podre, mas tá valendo.)

Mariane

6 comentários:

  1. Oie Mariane =)

    Eu estive na Bienal no dia 23 e confesso que a experiencia foi um pouco traumatizante.
    Nunca imaginei que a organização seria tão precária, mas enfim já passou não é rs...

    Fico feliz que mesmo apesar do tumulto você tenha conseguido aproveitar o evento.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Olá Mariane! :D

    Eu queria muito ter ido no dia da Cassandra, mas preferi ir no último final de semana para não pegar tanta fila e tumultos. Confesso que não me livrei muito, mas estava bem melhor do que no primeiro fds, rs.
    Que bom que você aproveitou bastante! É sempre uma experiência única, né? Estou ansiosa para o de 2016 já! <3

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Meninas, foi mesmo uma experiência única, mesmo com a muvuca e falta de organização, foi incrível perceber como os livros ainda mobilizam as pessoas dessa forma!
    Beijos para vocês!! :*

    ResponderExcluir
  4. Bienal esse ano estava uma loucura !
    Filas gigantescas em todos os lugares... Mas tbm aproveitei bastante e comprei vários livros !
    Adorei o post :)
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, sou louca para ir a Bienal... Nunca fui. Nunca tive tanta vontade também, pq me diziam que nem todos os livros ficam mais baratos e etc. Mas no próximo tentarei ir.
    Adorei seu blog! :D
    Estou te dando follow... e se quiser retribuir, aí está o meu: http://robertabrandao24.blogspot.com
    *.*
    bjinhosssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta!
    Realmente, em relação à preço a Bienal não é muito vantajosa, mas o legal mesmo é estar num ambiente como aquele, cheio de leitores, eventos e coisas legais relacionadas ao universo que tanto amamos.
    Estou te seguindo, gostei do blog também!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs