22 de nov. de 2014

Resenha: Prova de Fogo (Maze Runner #2), James Dashner

Nome original: The Scorch Trials
Data de lançamento: Outubro de 2010
Número de páginas: 400
Editora: Vergara & Riba
Sinopse: O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes - os Cranks - que ameaçam devorá-los vivos. 
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo. 
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável - no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos - cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar. Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar. 

CONTÉM SPOILERS DE CORRER OU MORRER
RESENHA DO PRIMEIRO LIVRO AQUI

Após escaparem da Clareira, nossos tão amados personagens se encontram assustados e desconfiados com o que vem a seguir. Logo nas primeiras páginas, os Clareanos descobrem que estão sendo submetidos à outro Experimento, porém descobrem - quase tudo - sobre o motivo de estarem sendo testados.

Uma doença devastadora que ataca o cérebro chamada Fulgor está à solta pelo mundo, enlouquecendo as pessoas que contamina - fazendo-as se tornarem Cranks - e levando à morte. O objetivo da associação C.R.U.E.L é fazer experimentos nesses jovens para analisar suas reações à determinadas situações, estimular seus cérebros para assim encontrar uma Cura.

Os personagens acabam descobrindo outra coisa extremamente perturbadora a respeito de si mesmos que os forçam a completar a próxima tarefa: atravessar um Deserto até chegar ao Refúgio Seguro, a sede do C.R.U.E.L, onde os experimentos irão acabar. Porém, isso não vai ser nem um pouco fácil, com inúmeros desastres naturais e armadilhas.

O livro supera - sem dúvidas - o primeiro volume, pelo simples fato de não se passar em um só ambiente e os garotos saberem com o que estão lidando e o que precisa ser feito. Thomas se vê em um dilema sobre em quem se pode confiar e o que é a coisa correta a ser feita.

Nesse contexto de traições e relacionamentos, vemos um elo mais forte entre o protagonista e seus amigos Minho e Newt e um certo distanciamento com a até então única personagem feminina da saga, Teresa - que toma certas atitudes bastante cabulosas nesse volume. 

Novos personagens são introduzidos, como Aris, membro de outro grupo de Experimentos e Brenda e Jorge, que os Clareanos conhecem no Deserto e os ajudarão a completar as tarefas. Brenda surge como antagonista para os "fãs" de Teresa, pois desenvolve um relacionamento afetuoso com Thomas, que será muito bem trabalhado durante o livro.

Em geral, um livro ótimo, que te prenderá assim como o primeiro prendeu. Com seus capítulos curtos e sempre com finais impactantes, faz você virar ferozmente as páginas até acabar. 

O primeiro filme da saga foi um sucesso de vendas, e esse volume já está sendo adaptado para as telonas e tem previsão de estreia para Setembro de 2015.

3 comentários:

  1. Olá !
    Encontrei o seu blog pelo Skoob e vim fazer uma visitinha...
    Fiquei curiosa sobre a série Maze Runner, mas ouvi muita gente reclamando que parecia ser mais voltada para o público masculino, o que me desencorajou um pouco rs. De qualquer forma, parece ser um livro interessante.

    Beijos,
    e boas resenhas
    http://winter-wine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, estou seguindo seu blog, adorei!
    Acho que as pessoas dizem isso pelo fato de não ter muito romance, mas não tem nada a ver. Sou apaixonada pela série, e olha que sempre estou procurando romance e alguém pra shippar! Hahahaha
    Dê uma chance, vale muito a pena e não vai se arrepender.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha é verdade, finalmente um livro sem tanto romance ou triângulos amorosos trágicos rs
      Beijos, estou te seguindo também =]

      Excluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs