2 de mar. de 2015

Resenha: O Sol é Para Todos, Harper Lee



Título original: To Kill a Mockingbird
Número de páginas: 296
Data de lançamento: Julho de 1960


Em "O Sol É Para Todos", Harper acompanha três anos da vida dos jovens Jem e Scout Fincher numa terra de profundo preconceito racial, a história é pontuada pelo caso de um homem negro injustamente acusado do estupro de uma garota branca numa pequena cidade do Alabama.

'O Sol é Para Todos', ou 'To Kill a Mockingbird' no original, é um grande e aclamado clássico americano da década de 60, e surpreendentemente, o único livro escrito por Harper Lee até hoje.

A nossa história é ambientada em  uma cidade pequena no Alabama chamada Maycomb, uma típica cidadezinha onde todos se conhecem e tudo é comentado. Quem nos acompanha na narrativa é a pequena Jean Louise, ou Scout, para os mais próximos. Diferentemente das crianças de 6 anos que você provavelmente conhece, podemos perceber que Scout tem um grande senso crítico em relação a tudo em sua volta e questiona o comportamento dos adultos em certas situações.

Scout, juntamente com seu irmão mais velho Jem e o vizinho Dill, são crianças curiosas e ativas, sempre inventando algo diferente para fazer todos os dias, e seu passatempo favorito é atormentar o vizinho Arthur Radley (apelidado de Boo Radley pelos pequenos) que vive enclausurado em casa por anos e não é visto por ninguém.

Scout é interpretada por Mary Badhum na adaptação do clássico.

O pai dessas crianças é o amável Atticus, um advogado sedento por justiça e muito sábio. Na trama, ele é o encarregado de defender o negro Tom, acusado de violentar uma menina branca, o que causa um grande reboliço na cidade por conta do grande preconceito racial na região.

"Você nunca entende uma pessoa até você se colocar no lugar dela."

Um livro fantástico, cheio de ação e reviravoltas. Te coloca para pensar sobre as questões do mundo e sobre a pessoa que está bem ao seu lado. É incrível como certas coisas se mantiveram relevantes e semelhantes ao mundo em que vivemos hoje depois de tanto tempo.

Por: Mariane

2 comentários:

  1. Olá! MDS, EU SEMPRE QUIS LER ESSE LIVRO! quando eu vi a resenha fiquei surpreso ha ha! Amei a resenha! Parabéns! Abraços!
    http://livrosesugestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é INCRÍVEL. Pena que a editora parou de distribuir e é muito difícil de achar ele na forma física. Mas para nossa alegria, ele é facilmente encontrado em pdf.
    Fico feliz por ter gostado. Abraços <3

    ResponderExcluir

Link-nos!

 - Dicas para blogs